Para quem quer entrar de cabeça no mundo da Medicina, precisa saber que a tecnologia é uma grande aliada na área. E estar atualizado sobre o que está acontecendo pode ser um diferencial.


E aí, leu bastante e sabe tudo sobre essas novidades? Vem ver as respostas do nosso teste.

Se você não fez o teste ainda, comece poraqui.

Pergunta 1:

A impressão em 3D já é realidade na Medicina. Hoje, elas estão presentes na confecção de próteses personalizadas, previsão de cirurgias delicadas e criação de partes sintéticas do corpo humano. As previsões apontam que, futuramente, ela poderá ser utilizada na manufatura de grandes órgãos, como o coração.

(X) Verdadeiro;

( ) Falso.

Saiba mais: Essa afirmativa é verdadeira. A impressão em 3d já está sendo empregada em alguns casos. Mas ainda falta um longo caminho para que os grandes órgãos feitos de hidrogel possam acabar com as filas de espera de transplantes.
Mas é bom ficar ligado: essa inovação ainda vai dar o que falar!

Pergunta 2

Hoje, as healthtechs oferecem soluções que trazem mais tecnologia para a gestão de hospitais, prontuários eletrônicos e para a relação entre médico e paciente. Alguns desses softwares já trabalham com agendas e prontuários, telemedicina, serviços de finanças e gestão de dados em um só lugar.

(X) Verdadeiro;

( ) Falso.

Saiba mais: Afirmativa verdadeira! Parece coisa de série, mas essa realidade já chegou para vários hospitais brasileiros. Além disso, as startups vêm crescendo bastante, oferecendo soluções para otimizar e automatizar vários processos entre médicos e pacientes.

Pergunta 3

A Mesa Sectra é um equipamento que reconstrói, em 3D, imagens do corpo a partir de tomografias e ressonâncias. Assim é possível visualizar e manipular todas as partes da anatomia, dispensando o uso de cadáveres. Porém, essa tecnologia ainda não está disponível para as universidades, apenas para os hospitais.

( ) Verdadeiro;

(X) Falso.

Saiba mais: Falso! Mas não é porque essa tecnologia ainda não existe, não. É porque ela está mais perto do que você imagina. É possível encontrar a Mesa Sectra em algumas universidades, o que facilita muito o processo de aprendizado do aluno.
Aqui na UCPel, que foi a primeira universidade do Rio Grande do Sul a adquirir esse equipamento, as aulas se tornaram mais eficientes. Os acadêmicos podem planejar cirurgias, visualizar a anatomia e acompanhar, por meio das imagens, casos reais ao redor do mundo.

Pergunta 4

A inteligência artificial já é realidade na Medicina. Por meio de algoritmos e protocolos, a IA já consegue analisar dados, auxiliar no diagnóstico e recomendar tratamentos diretamente para o paciente, em alguns casos.

( ) Verdadeiro;

(X) Falso.

Saiba mais: Opa! Essa é falsa. A inteligência artificial é, sim, uma aliada na Medicina. Apesar disso, ela não está tão desenvolvida assim. Hoje, a IA pode realizar diagnósticos e analisar dados, mas não passa disso. O atendimento e o tratamento ainda devem passar por um médico.

Pergunta 5

A edição genética é uma forma de combater distúrbios congênitos e doenças relacionadas ao genoma. Por muitos anos, foi objeto de estudo dos cientistas, que descobriram que esse método é eficaz na cura de várias patologias. Em alguns hospitais, essa já é uma opção de tratamento.

( ) Verdadeiro;

(X) Falso.

Saiba mais: Falso também! Os estudos sobre a edição genética não param, mas a questão ética é bem importante nesse assunto. Nessa discussão, é preciso entender a diferença entre células somáticas e germinativas que, na edição de genes, mexem com coisas bem distintas. Apesar de ser uma promessa importante, ainda não é uma opção prática de tratamento.

Pergunta 6

A cirurgia robótica vem crescendo aqui no Brasil. No geral, essa tecnologia é mais precisa, além de oferecer uma recuperação mais rápida e com menos dor. Ela é recomendada para os casos mais delicados, como histerectomia e nefrectomia.

(X) Verdadeiro;

( ) Falso.

Saiba mais: É verdade! Apesar do custo dessa tecnologia ser mais caro, com a entrada de novos fabricantes, a tendência é que ela se torne ainda mais acessível. Sem tocar no paciente, o cirurgião conduz o robô, que é constituído de braços articulados que imitam os seus movimentos. Parece cena de filme, mas já é realidade.

Pergunta 7

A protonterapia pode substituir a radioterapia no tratamento de alguns casos de câncer. O feixe de prótons atinge o tumor de forma mais concentrada que a radioterapia, mas pode acabar trazendo mais efeitos colaterais.

( ) Verdadeiro;

(X) Falso.

Saiba mais: Falso! A protonterapia é considerada por muitos especialistas como mais efetiva do que a radioterapia. E mais: com redução nos efeitos colaterais desse tratamento. No entanto, ainda encontramos alguns empecilhos no caminho. Ela é consideravelmente mais cara, e pode não ser tão eficaz em alguns casos de tumores, como o câncer de próstata.

Pergunta 8

Pesquisadores da UFC (Universidade Federal do Ceará) desenvolveram um método que utiliza pele de tilápia para tratar queimaduras. Ela age como um curativo, acelerando a cicatrização. Com menos trocas e redução na dor, o método está sendo estudado em vários países e promete ser o futuro.

(X) Verdadeiro;

( ) Falso.

Saiba mais: Essa afirmativa é verdadeira. O método é pioneiro, muito mais eficiente do que o tratamento com pomadas e curativos. Antes de ser utilizada, a pele da tilápia passa por um processo de limpeza que retira as escamas, as toxinas e o cheiro característico do peixe. Funciona, tem um custo baixo e os pesquisadores esperam que, logo, ele possa ser utilizado na rede pública de saúde.

Pergunta 9

A insulina ultrarrápida já é uma realidade, e vem facilitando a vida dos diabéticos. O seu tempo de ativação é bem menor, podendo ser aplicada no momento exato da refeição ou até 20 minutos depois do seu início.

(X) Verdadeiro;

( ) Falso.

Saiba mais: Verdade! Quem sofre com diabetes precisa sempre planejar as suas refeições de acordo com a aplicação de insulina. Com a Fiasp, a insulina ultrarrápida, o tempo de ativação é bem menor. Uma vantagem bem grande para quem tem horários versáteis.

Pergunta 10

Os mini-fígados são criados em laboratório a partir de células tronco, induzidas pelos cientistas a se tornarem organóides que imitam órgãos naturais. Essa técnica já está sendo testada em humanos, e promete ser promissora em casos de doação de órgãos.

( ) Verdadeiro;

(X) Falso.

Saiba mais: Espera lá, essa é falsa! Os mini-fígados existem sim, mas os testes não estão tão avançados assim. Por enquanto, os experimentos estão sendo feitos apenas em ratos de laboratório. O estudo é promissor, mas ainda vai levar um tempinho para ser utilizado em humanos.

E aí, conferiu os seus resultados? Se manter atualizado nessas inovações é bem legal, e dá pra ter uma noção de como as coisas estão avançadas na área da saúde. É bom para o médico, para o paciente e para a equipe também.
Na Medicina, você vai se deparar com essas novidades e tecnologias o tempo todo. E quem sabe não vai ser próximo a inventar um tratamento futurístico?
Aqui na UCPel, você vai ter toda a estrutura para aprender sobre o assunto. Vem fazer a diferença!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *