medicina na unicamp

Se tornar um profissional da área médica é o sonho de muitas pessoas. O caminho para a realização desse desejo é longo e com diversos desafios. O primeiro deles, sem dúvida, é conseguir entrar em uma boa universidade.

No Brasil, a universidade mais renomada nesse ramo é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Medicina na Unicamp é referência na área e, por isso, também muito concorrida. Conheça a seguir os fatores que fazem da Universidade de Campinas um padrão no ensino de Medicina e descubra uma alternativa à altura dessa instituição.

Por que a Unicamp é uma referência?

A Universidade de Campinas foi considerada uma das melhores universidades da América Latina pela revista Times Higher Education (THE), uma das publicações mais importantes sobre ensino superior no mundo. Os destaques da instituição estão principalmente na quantidade de citações que ela tem em trabalhos internacionais e em sua relação de troca com a sociedade.

Um dos grandes diferenciais da Unicamp, que a fez ultrapassar a USP no ranking das melhores universidades, é sua influência e colaboração com o mercado. Por exemplo, a Universidade de Campinas superou a Universidade de São Paulo com relação à transferência de conhecimento para a indústria.

Quando falamos especificamente sobre a Medicina, outros aspectos podem ser considerados. Por exemplo, a Unicamp conta com programas de assistência médica, docência e pesquisa. Tendo um corpo docente qualificado, próximo dos alunos e com contato direto tom a comunidade, a instituição garante um ensino de excelência focado no exercício de uma postura ética, humanística e com senso de responsabilidade social.

Combinando uma formação científica e técnica avançada, com uma postura profissional humana, ética e voltada ao compromisso com a cidadania, essa instituição se tornou referência na Medicina não só do Brasil, mas de toda a América Latina.

Existe outra alternativa com a mesma qualidade? 

Se por um lado a Medicina na Unicamp é um grande exemplo de qualidade, por outro, conseguir uma vaga na instituição se tornou sinônimo de grande concorrência. De acordo com a Comvest, que coordena o processo seletivo da instituição, o curso de Medicina é o mais concorrido do vestibular Unicamp. A concorrência, em 2020, chegou ao número de 325 candidatos para cada vaga.

Esses números podem assustar e até desanimar um pouco aqueles que sonham em cursar uma graduação de Medicina de qualidade. Se esse é seu caso, não se preocupe. Existem outras formas de se tornar um profissional qualificado com o padrão de qualidade das universidades renomadas.

Assim como na Unicamp, a UCPel se preocupa em garantir uma formação humana e de qualidade. Com professores qualificados, programas de pesquisa, estrutura avançada e atendimento ao público, a instituição fornece aos seus graduandos as ferramentas necessárias para uma formação de excelência.

Como é a Medicina UCPel?

Considerada a maior Escola Médica do Rio Grande do Sul, a Medicina da Universidade Católica de Pelotas oferta 180 vagas em um curso anual. Com duração de seis anos e funcionando em turno integral, a instituição garante aos estudantes as condições necessárias para uma formação profissional séria, humanizada e que acontece alinhando prática e teoria ainda nos primeiros anos.

No curso de Medicina, o estudante atua no atendimento de saúde da comunidade desde o começo, conhecendo o funcionamento desse território e também seus problemas. Ao participar de consultas e realizar visitas domiciliares, o curso permite ao estudante discutir com os colegas e professores a realidade da profissão já no primeiro ano.

No segundo ano, o acadêmico começa a frequentar o hospital e atender pacientes com supervisão, aprofundando seu conhecimento sobre a realidade do SUS. Já no terceiro ano, o atendimento passa a ser voltado à necessidade materno-infantil e de outros grupos específicos.

No quarto ano são aprofundados os conhecimentos sobre administração pública hospitalar, enquanto o quinto e sexto ano são voltados integralmente a estágios e atendimentos médicos. Com esse formato de curso, o estudante tem acesso a todos os ramos da realidade médica, do atendimento ao paciente até a administração de um hospital.

Além de ter um currículo atualizado, a UCPel conta também com acesso a vários laboratórios, proporcionando a criação de diversos cenários de atuação. Tem existe um Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento, trazendo inovações e aperfeiçoamento nas áreas de pesquisa.

A questão dos valores também é um diferencial importante. O curso de Medicina da Católica de Pelotas conta com uma das mensalidades mais atrativas do Rio Grande do Sul, além de ter um sistema de crédito estudantil próprio e também possibilita a obtenção de crédito com instituições bancárias parceiras.

Com condições acessíveis, um corpo docente composto por professores de destaque, e uma estrutura que garante aos estudantes conhecer de maneira profunda e séria o universo da Medicina desde seus primeiros dias na universidade, a UCPel garante com primazia a formação de futuros médicos.

Powered by Rock Convert

Como fazer parte da Medicina UCPel? 

Como de costume, para se entrar em uma boa universidade é necessário estudar bastante e se preparar para realizar um processo seletivo, conhecido como Vestibular. Para isso é importante criar uma rotina saudável de estudos, que otimize o tempo sem prejudicar as condições físicas e mentais do estudante.

Depois de preparado, é necessário se inscrever e realizar o exame vestibular. No caso da UCPel, atualmente, o Vestibular para o curso de Medicina tem suas inscrições abertas uma vez ao ano, sempre no período do verão. São ofertadas 180 vagas divididas entre o processo seletivo e o Prouni. A prova é composta por 50 questões objetivas e uma redação.

Cursar uma faculdade tão boa quando a Medicina na Unicamp é o sonho de muitas pessoas. Para se profissionalizar com excelência é fundamental o contato com profissionais de referência na área, e uma estrutura que possibilite ao estudante lidar com o futuro cotidiano de trabalho desde os primeiros dias de estudo. A UCPel fornece essas oportunidades.

Quer saber mais sobre a Medicina UCPel e nosso processo seletivo? Acesse o nosso site.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *