Ficar várias horas lendo uma apostila ou um livro pode ser algo muito cansativo, não é mesmo? Se você é da turma que prefere ouvir do que praticar o hábito da leitura, uma excelente alternativa para turbinar a sua preparação são os podcasts para estudantes.

É muito bom adotar todas as ferramentas de estudo à disposição, porque contribui para você assimilar o conteúdo de maneira mais prática. Quanto mais possibilidades de ser produtivo durante o aprendizado, maiores são as chances de conseguir um resultado dentro das expectativas.

Com o objetivo de ajudar você a ter um excelente desempenho, vamos apresentar os 10 melhores podcasts para estudantes. Confira!

1. Mamilos

podcasts para estudantes

Temas envolvendo comportamento, sociedade e políticas são normalmente cobrados em vestibulares e no Enem. Para você ficar bem-informado, vale a pena conhecer o podcast Mamilos, que tem conteúdo jornalístico feito por especialistas.

Em geral, são debatidos temas que tiveram grande repercussão nas redes sociais e nos veículos de comunicação. Isso ajuda os estudantes a ter mais conhecimento sobre atualidades, fator essencial para fazer uma boa redação.

2. Xadrez Verbal

É um dos melhores podcasts para estudantes, porque apresenta um conteúdo bastante analítico sobre política internacional. Outro aspecto positivo consiste na entrevista com personalidades para comentar temais atuais.

Os estudantes também podem encontrar no site da publicação conteúdos sobre cultura geral, história e política. Contar com informações qualificadas é importante para ter mais argumentos e condições de responder a perguntas complexas e a elaborar textos de alta qualidade.

3. Presidente da Semana

O jornalista Rodrigo Vizeu é o responsável por criar esse podcast da Folha de São Paulo, que destaca a trajetória de todos os presidentes do Brasil, desde Deodoro da Fonseca a Jair Bolsonaro.

Os conteúdos do Presidente da Semana não expõem somente a biografia dos governantes. Eles se caracterizam por explicar os principais fatos ocorridos no País, a partir da adoção do presidencialismo. Por isso, é uma excelente alternativa para os que pretendem ter mais conhecimento sobre a História do Brasil.

4. Nerd Cursos

Se você está querendo muito ficar fera em Biologia, Física e Química, esse é o momento certo de conhecer o Nerd Cursos. Ele é, sem dúvida, um dos melhores podcasts para aprender essas matérias de forma fácil e rápida.

Afinal, disponibiliza mais de 100 episódios e aulas gratuitas sobre assuntos dessas disciplinas que são bastante cobradas no vestibular e no Enem. Para quem está precisando de um reforço nos estudos, vale a pena ouvir esse podcast quanto antes.

É uma maneira de você ter mais afinidade com matérias que, normalmente, deixam muitos concorrentes preocupados. Você não pode perder a chance de usar uma ferramenta valiosa que vai te deixar mais perto do sonho de fazer um curso superior em Medicina.

5. Scicast

Se você faz parte do grupo que está passando por sérios apuros para estudar Matemática, temos uma excelente notícia para você. O podcast Scicast é ideal para ajudar os que enfrentam dificuldades para resolver questões que envolvem contas relativamente complexas.

O conteúdo tem como grande diferencial o fato de aproveitar situações do dia a dia para explicar conceitos matemáticos de forma criativa e didática. É um dos melhores podcasts para estudantes aprenderem Química e Física com mais facilidade.

Por isso, é melhor não perder tempo para conhecer o Scicast. Afinal, é uma ótima ferramenta para aprimorar o seu aprendizado e aumentar o seu conhecimento em matérias que tiram o sono de muitos estudantes.

6. Domine Inglês Todos os dias

Aprender inglês é muito bom para você conseguir uma nota mais expressiva no vestibular ou no Enem. Além disso, contribui para aumentar as suas chances de conquistar um bom emprego depois de terminar a faculdade.

Esses motivos justificam conhecer o podcast Domine Inglês, que apresenta programas feitos por uma família americana que vive no Brasil e tem uma escola de línguas no interior de São Paulo.

O grande destaque são as publicações diárias com lições curtas que tiram dúvidas dos alunos sobre o inglês. Outro aspecto positivo são os exercícios fonéticos que ajudam bastante a se comunicar melhor pelo idioma.

7. A Nossa Língua de Todo Dia

podcasts para estudantes

É muito comum termos dúvidas sobre como empregar certas palavras ou expressões em português. Se você quer dominar melhor o nosso idioma, não deixe de conferir o podcast A Nossa Língua de Todo Dia

Os episódios são apresentados pelo renomado professor de Pasquale Cipro Neto. Ele responde a diversas dúvidas dos internautas de maneira muito clara e didática. Assim, ajuda bastante a todos a usar corretamente a norma culta do nosso idioma.

8. Hoy Hablamos

Pelo nome do podcast, você já percebeu que o conteúdo é destinado para o aprendizado da língua espanhola. Além de tirar dúvidas da audiência sobre o idioma, são apresentados fatos e curiosidades do mundo hispânino.

Com certeza, é um dos melhores podcasts para estudantes aprenderem o espanhol de forma mais prática. Isso é muito bom para melhorar a preparação e fazer uma excelente prova. De quebra, vai ajudar você a falar um novo idioma e turbinar o seu currículo.

9. Dá Ideia

A intenção desse podcast é contribuir com ideias para os alunos estarem mais preparados e elaborarem bons argumentos durante uma redação, prova muito importante em vestibulares e no Enem.

O conteúdo tem a participação de muitos professores que debatem assuntos atuais que podem ser cobrados nos processos seletivos para fazer um curso de nível superior. Além disso, são apresentadas dicas para os estudantes melhorarem a escrita e elaborarem um texto mais objetivo dentro das regras da língua portuguesa.

10. Escriba Café

Conhecer fatos históricos com mais profundidade é um dos objetivos do podcast Escriba Café. De maneira didática e atraente, os internautas podem aprender muito mais sobre acontecimentos que marcaram a humanidade.

À medida que você aproveita os melhores podcasts para estudantes, maiores são as suas chances de atingir um rendimento acima da média e estar mais próximo de conseguir um grande sonho: entrar na sua faculdade preferida. Por isso, faça o download em lojas oficiais de aplicativos onde é possível encontrar esses materiais.

Se você gostou do conteúdo deste post ou tem alguma dúvida, aproveite para deixar o seu comentário agora mesmo! A sua participação é muito valiosa para nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *