Quem lembra das primeiras aulas de biologia sabe: os vírus são seres acelulares, pequenininhos e muito simples. Mas apesar desse tamanho, eles podem causar doenças, sejam elas inofensivas ou muito graves.

De fato, muitas das doenças que a gente se depara no dia a dia são causadas por vírus. Será que você tá ligado no potencial desses serzinhos? Vem ver as respostas corretas do teste aqui.

Ahhh mas se você ainda não fez o teste, aproveita e tenta agora mesmo!

Pergunta 1:

Em 2009, uma doença se espalhou por todo o mundo. Ela começou no México, e em pouco tempo se espalhou pelos Estados Unidos. Em junho do mesmo ano, se tornou uma pandemia, que levou cerca de 14 meses para ser terminada. Os sintomas eram: febre alta, dores musculares, de cabeça e de garganta, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço, vômitos e diarreia.

Qual o vírus causador dessa doença?

( ) SARS-CoV-2;

(X) H1N1;

( ) Zika vírus;

( ) Rinovírus.

Saiba mais: a pandemia que afetou o mundo todo em 2009 foi causada pelo vírus H1N1. A chamada “gripe suína” chegou a mais de 120 países em cerca de quatro meses depois de ser descoberta. Em um estudo posterior ao fim da pandemia, a OMS concluiu que 200 mil pessoas morreram por causa da doença.

Na época, os viajantes passavam por triagens, algumas aulas foram suspensas e os casos suspeitos eram isolados. E aí, lembrou?

Pergunta 2:

O espectro clínico desse vírus é bem grande, e pode variar de infecções assintomáticas até quadros mais graves. Os sintomas são: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato e paladar, distúrbios gastrointestinais, cansaço e diminuição do apetite.

De qual doença estamos falando?

( ) Dengue;

( ) Rinite;

(X) COVID-19;

( ) Gripe viral.

Saiba mais: esses são os sintomas mais comuns da COVID-19. No geral, a doença pode ter sintomas leves ou mais graves, variando de um resfriado até uma pneumonia severa. Alguns casos são assintomáticos, mas o vírus continua sendo altamente contagioso. Para evitar a transmissão, a solução é evitar aglomerações, usar máscara sempre que sair de casa e lavar as mãos com frequência.

Pergunta 3:

A mononucleose, ou doença do beijo, é transmitida por vírus e acomete os jovens na faixa dos 15 aos 25 anos. Ela tem esse nome por causa da sua forma de contágio, que ocorre pelo contato direto com a saliva, com objetos contaminados ou transfusão de sangue.

Qual o nome do vírus que origina essa doença?

( ) Rotavírus;

( ) Poliovírus;

( ) Adenovírus;

(X) Vírus Epstein-Barr.

Saiba mais: o responsável por causar a doença do beijo é o vírus Epstein-Barr, também conhecido como herpesvírus humano 4 (HHV-4). O nome diferentão é uma homenagem aos seus descobridores, Michael Anthony Epstein e Yvonne Barr.

Pergunta 4:

A conjuntivite viral é altamente contagiosa, causada por adenovírus. Ela pode acompanhar resfriados comuns ou outras infecções virais. No geral, ataca os dois olhos, e pode durar de uma a duas semanas.

Na conjuntivite, a transmissão ocorre através de:

( ) Tosse e espirros;

(X) Contato com a secreção e objetos contaminados;

( ) Picada de mosquito;

( ) Transfusão de sangue contaminado.

Saiba mais: a conjuntivite viral é transmitida pela secreção da inflamação. Por isso, se a pessoa contaminada coça o olho e depois coloca a mão na maçaneta, no corrimão, ou em qualquer outro objeto, o vírus vai ser transmitido por aí. A pessoa que encostou no objeto contaminado e depois levou a mão aos olhos, vai desenvolver o quadro também. Para evitar o contágio é só lavar bem as mãos com água e sabão. Simples, né?

Pergunta 5:

O vírus que provoca a herpes labial é o herpes simplex tipo 1 (HSV-1). Ela é muito contagiosa e provoca o aparecimento de bolhas pequenas e dolorosas, cheias de líquido, na boca e nos lábios.

Como esse vírus se transmite?

(X) Contato direto com a área afetada;

( ) Transmissão vertical, de mãe para filho;

( ) Por transfusão de sangue;

( ) Por secreções das vias aéreas.

Saiba mais: o vírus da herpes labial só é transmitido no contato direto com a saliva, com a pele ou com os lábios da pessoa infectada. Quando há lesões, o contágio é maior. A maioria das pessoas entram em contato com o vírus quando ainda são crianças.

Pergunta 6:

A catapora é muito contagiosa, e quase todo mundo já teve. Ela é provocada pelo vírus Varicela-Zóster, e é transmitida pelo contato com as feridas, tosse, espirro, saliva ou objetos contaminados pelo vírus.

Sobre a doença, o que é verdade?

( ) É mais comum no verão;

( ) Os sintomas aparecem imediatamente após o contágio;

( ) Causa febre alta e dor muscular;

(X) É mais grave quando acomete adultos.

Saiba mais: apesar de ser menos frequente nos adultos, resultando em cerca de 3% dos casos, o quadro é mais grave quando os acomete. A febre é mais alta e ocorre por mais tempo e alguns casos podem até levar a óbito, quando há pneumonia primária. Isso não é muito comum, mas é sempre bom prevenir com a vacina tetra viral.

Pergunta 7:

O sarampo também é causado por vírus e, em alguns casos, pode até ser fatal. A sua transmissão se dá quando o infectado tosse, espirra, fala ou respira perto de outras pessoas. Hoje, a vacina é o único método de prevenção, e está disponível tanto em unidades de saúde particulares, quanto no SUS.

Sobre os sintomas dessa doença, escolha a afirmativa que não corresponde a nenhum deles:

( ) Manchas vermelhas em todo o corpo;

( ) Irritação nos olhos;

(X) Distúrbios gastrointestinais;

( ) Mal-estar.

Saiba mais: apesar de ser uma doença grave, o sarampo não afeta o sistema gastrointestinal. Quem contrai o vírus normalmente sente febre, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo e mal-estar, e nota manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Pergunta 8:

Causada por um vírus da família dos Paramyxovirus, a caxumba é transmitida pelo contato direto com as secreções da pessoa infectada. Os sintomas são bem característicos: inchaço e dor na parótida e nas glândulas salivares, dor muscular, dificuldade para engolir, febre e mal-estar.

O que não é verdade sobre essa doença?

(X) A caxumba é menos intensa nos adultos;

( ) Em caso de vômitos ou inchaço nos testículos e nos ovários, é preciso ir ao médico imediatamente;

( ) É mais comum entre o inverno e a primavera;

( ) Acomete mais crianças do que adultos.

Saiba mais: a caxumba é mais comum nas crianças, mas os sintomas são mais intensos nos adultos. Ela pode ser transmitida em surtos esporádicos, contaminando quem ainda não fez a vacina. Para evitá-la, é preciso tomar a vacina tríplice viral, que também protege contra o sarampo e a rubéola.

Pergunta 9:

A dengue também é causada por vírus, transmitida pelo famoso mosquito Aedes aegypti. Nos meses mais chuvosos e nos locais com água parada, a chance de contaminação é maior. Os sintomas mais comuns são febre alta, dores musculares intensas, falta de apetite e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo.

Qual é o tipo de vírus que transmite a dengue?

( ) Adenovírus;

(X) Arbovírus;

( ) Retrovírus;

( ) Bacteriófago.

Saiba mais: arbovírus é o tipo de vírus transmitido por mosquitos. Ele engloba as doenças virais que são transmitidas por artrópodes, que são insetos e aracnídeos. Assim como a dengue, também são arbovírus a febre amarela, a zika e a chikungunya.

Pergunta 10:

A poliomielite ataca o sistema nervoso e, nos casos mais graves, pode até provocar paralisia nos membros inferiores. Ela é causada pelo poliovírus, contaminando crianças e adultos através do contato direto com as fezes ou secreções da boca das pessoas infectadas.

Quando não provoca paralisia, os sintomas podem ser:

(X) Febre, mal-estar, dor de cabeça e no corpo, vômitos e meningite;

( ) Tosses e espirros, náuseas, febre e dor de estômago;

( ) Manchas pela pele, dor nas articulações e dores de cabeça;

( ) Feridas nos pés, vômitos, diarréia e distúrbios gastrointestinais.

Saiba mais: febre, mal-estar, dor de cabeça e no corpo, vômitos e meningite são os sintomas mais comuns da poliomielite, quando ela não causa paralisia e não é assintomática. Mesmo sem apresentar sintomas, ela ainda pode ser transmitida, e é altamente contagiosa. Por isso é tão importante dar a vacina da gotinha para as crianças aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade. Até os 5 anos, também é preciso receber a dose de reforço anualmente, para ficar bem longe do poliovírus.


E aí, como foram os seus resultados? Saber bastante sobre os vírus é importante no dia a dia, já que eles estão bem pertinho de nós. Mas na Medicina, ter esse conhecimento é essencial.

Se você foi bem no teste, já vai entrar de cabeça nas matérias do curso da UCPel. Com todo esse conhecimento, vai ser mais fácil bater de frente com os vírus para combatê-los e ensinar as pessoas a evitá-los.

Se não foi tão bem assim, tudo bem também. Aqui na Católica, vai ter uma estrutura incrível e professores dispostos a ensinar tudinho. Já sabe, né? A solução é vir pra Medicina da UCPel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *