O intercâmbio durante a universidade é uma excelente oportunidade para enriquecer o currículo. A Universidade Católica de Pelotas possui convênio com diversas instituições estrangeiras e muitos alunos daqui já embarcaram para essa aventura.

Agora foi a vez da escola de medicina da UCPel começar a receber estudantes de outros países que buscam conhecer a nossa realidade.

Da Alemanha para Pelotas

Intercambista Nicolas

Nicolas Brunotte Sampaio e Castro estuda na Universidade de Bonn e deixou as aulas na Alemanha para acompanhar a rotina no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) por um mês. A oportunidade foi dada através do convênio entre a UCPel e a International Federation of Medical Students Association (IFMSA Brazil).

Nicolas foi o primeiro intercambista internacional recebido pela Universidade pelo convênio. De acordo com o estudante, a escolha pelo Brasil se deu através de outro intercâmbio, realizado em Lisboa, Portugal.

“Meu pai é português, então sempre tive o idioma como segunda língua. Decidi vir para o Brasil para aperfeiçoar os termos técnicos”

Apesar do estudante ter escolhido a pediatria para realizar estágio, ele também terá a oportunidade de conhecer os outros setores do hospital.

“A experiência com as pessoas e com a medicina é muito boa. Mesmo em um sistema diferente da Alemanha, vejo que funciona”

Além disso, Nicolas também destaca a relação com a prática. Segundo o acadêmico,  aqui os estudantes têm mais vivência médica, através de exames e contato com os pacientes.

Com a autorização de novas vagas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Medicina da UCPel se tornou a maior escola de médica do Rio Grande do Sul em 2017. A graduação foi avaliada com conceito de excelência, atingindo nota 4 em uma escala que vai de 1 a 5.

Troca de experiências

intercâmbio ucpel alemanha
Equipe no Hospital Universitário São Francisco de Paula

Segundo a coordenadora do intercâmbio, professora Larissa Hallal, a troca de experiências é enriquecedora.

“Ele vem de um país desenvolvido, com realidade diferente, portanto tem muito a nos oferecer”.

Sobre a vivência prática ela complementa que a surpresa positiva de Nicolas se dá em razão de na Alemanha os estágios serem observacionais. Na UCPel, os estudantes começam a atender já no início do curso.

curso de Medicina  se prepara agora para o próximo desafio: receber uma acadêmica da Ilha de Malta e outras duas da Suécia com a comunicação feita apenas em Inglês.

Cursos na área da saúde

Está pensando em escolher um curso na área da saúde? Para ajudar nessa escolha faça agora o teste vocacional gratuito para descobrir qual das profissões é a certa para você!

Quer estudar na UCPel?

2 comentários em “UCPel recebe intercambista da Alemanha