Cada parte da anatomia do corpo humano tem sua importância. Por isso, é imprescindível saber o que cada órgão faz para não ter uma dor de barriga e achar que é o estômago.Para quem quer ser médico, por exemplo, entender detalhes sobre o funcionamento do corpo é item obrigatório dentro da formação.
Aqui na UCPel, as aulas de anatomia são um show a parte! Além de vários laboratórios, a Mesa Sectra traz a tecnologia 3D para os estudantes do curso de Medicina. E tudo isso ocorre associado ao atendimento prestado à comunidade. Portanto, vamos falar um pouco mais sobre esses dois itens?
A comunidade como meio de formação:
Para ser um bom médico, é necessário, primeiramente, entender as questões que levaram o paciente ao estado de saúde em que se encontra. Além de ajudar a ficar completamente saudável, o médico deve se tornar um aliado de quem busca auxílio.
Pensando nisso, a UCPel insere seus alunos na comunidade cedo. Dessa maneira, eles podem conhecer os usuários das UBS’sadministradas pela Universidade na jornada de fazer o bem. Os alunos têm a chance de ter a experiência do atendimento na prática. Acessam materiais utilizados pelos profissionais, participam das triagens e das consultas. O que contribui para o aprendizado visto em sala de aula.
Aulas de Anatomia: a mão na mão, literalmente!
Seminários são motivos de 3ª Guerra Mundial, sempre! E não é para menos. Dois entre dois alunos afirmam que não gostam de seminário segundo fontes da minha cabeça. Mas aqui na UCPel é diferente, vai por mim.
Nossos futuros médicos têm muito contato com a realidade, já que a instituição preza pela prática. Seguindo essa mesma linha, os alunos conhecem e reconhecem o corpo humano através da disciplina de Anatomia.
Durante as aulas, os acadêmicos são alocados em grupos, ministrando ensinamentos a partir de seminários organizados por eles mesmos. Todavia, as apresentações feitas são complementares ao que é ensinado pelo professor em sala de aula e também pelas informações que são passadas pelos colegas em outros momentos.
Segundo a discente Raissa Riboli, essa metodologia é super adequada para a disciplina, visto que faz com que o aluno vá atrás do conhecimento, aprendendo muito mais.
Importância das aulas de Anatomia para um estudante
É importante salientar que o estudo da Anatomia colabora (e muito) para o entendimento de várias patologias e de seus respectivos tratamentos. Assim, reforço que todo ser humano deve saber sobre o funcionamento do seu próprio corpo. Desde as funções básicas até aquelas que a gente nem imagina que o nosso corpinho faz.
Um bom profissional da saúde precisa entender e interpretar o corpo humano, para tornar a prática muito mais efetiva. Portanto, aqui na UCPel podemos contar com a super Mesa Sectra. Vamos conhecer esse chuchuzin antes de mais nada 👇.
Mesa Sectra: Um computador GIGANTE!
Utilizada no ensino em cerca de 47 países mundo a fora, a Mesa Sectra auxilia na visualização de imagens diagnósticas para as ciências da saúde. Com toda a certeza, essa super tecnologia viabiliza ao acadêmico o contato máximo com a anatomia.
Capaz de transformar uma imagem 2D em 3D, a ferramenta acessa arquivos obtidos em tomógrafos e ressonâncias magnéticas. Assim, obtêm uma profunda visualização de inúmeras camadas do corpo humano.
A Mesa Sectra também faz o registro de avaliações sob as imagens, facilitando o planejamento de cirurgias e o compartilhamento dos casos reais pelo mundo. Só para ilustrar, a UCPel foi a primeira Universidade do Rio Grande do Sul a adquirir essa tecnologia para acrescentar no aprendizado dos alunos. Que baita sacada, não achas?
A Raissa Riboli, de Liberato Salzano, veio se formar na maior escola médica do RS e te conta mais sobre a experiência na Medicina da Católica. Confere!
E aí, gostou de conhecer mais sobre o nosso curso? Se você ainda tá em dúvida se Medicina é o curso da área da saúde indicado para você, pode fazer o nosso Quiz de Perfil Medicina!