Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoveram capacitação para agentes comunitários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus. O objetivo do encontro foi conscientizar a equipe da UBS sobre a urgência e emergência na Atenção Primária à Saúde, com foco nos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Segundo o professor do curso de Medicina, Alexandre Moch, a educação continuada é fundamental para o aperfeiçoamento do cuidado. Ensinar sobre urgência e emergência, baseado nas últimas recomendações, é preparar a equipe para agir de forma mais adequada diante de um caso que demande maior atenção. ”Focar nos ACS é fundamental, pois estes profissionais têm contato direto e diário com os usuários, e estarão, portanto, mais capacitados para melhor orientá-los“, conclui o professor.

A atividade faz parte do Trabalho de Conclusão e Projeto de Intervenção, realizada por acadêmicos do internato em Estratégia de Saúde da Família. Ministraram a atividade os alunos da Associação Turma Médica de 2023 Rony Nobre, Axel Nehls, Stefano Moraes, Guilherme Kirst, Ruan Miorelli e Antônio Santos, com participação dos Residentes de Medicina de Família e Comunidade Ana Clara Alves, Matheus Gonçalves e Jeferson Lorenzetti, sob supervisão dos professores Alexandre Moch e Mônica Mendes.

Redação: Leticia Vieira