Será realizado no dia 20 de maio, pela Liga de Cardio da Universidade Católica de Pelotas (UCPel/LAC), um evento aberto à população na Praça Coronel Pedro Osório para alertar a população sobre os riscos da hipertensão. Das 9h às 17h, será possível fazer a aferição da pressão arterial e tirar dúvidas sobre a doença que começa silenciosa. 

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada por quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam 14 por 9. Seu desenvolvimento está relacionado com o estilo de vida sedentário, a alimentação desbalanceada e ao tabagismo. É considerada pelo Ministério da Saúde uma das doenças mais letais no Brasil e é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. 

Segundo Lorena Guedes, diretora da LAC, para evitar desenvolver a doença se recomenda a prática regular de atividade física, ter uma alimentação balanceada, controlar a diabetes se existente e realizar os exames de rotina todo ano. A hipertensão é uma doença silenciosa, então quando há sintomas, a doença já apresenta-se em níveis avançados. Por isso, a prevenção e a orientação se fazem necessárias.

O Dia Mundial da Hipertensão é comemorado oficialmente no dia 17 de maio. ”O evento na praça já é considerado obrigatório para nossos membros, os quais sentem muito orgulho de prestar essa orientação para a comunidade de Pelotas”, conclui a diretora. 

A LAC vem desenvolvendo várias pesquisas científicas com intuito de aprimorar, cada vez mais, os atendimentos cardiológicos prestados pelos estudantes da universidade.

 

Redação: Leticia Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *