A professora do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Júlia Fabião, foi uma das escolhidas para participar de uma ação humanitária promovida pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) junto ao Ministério da Saúde e à Prefeitura de Boa Vista/Roraima. Durante 20 dias, 19 profissionais de todo o Brasil trabalharam de forma voluntária no Hospital Santo Antônio da Criança, auxiliando no atendimento do povo Yanomami e dos imigrantes venezuelanos. 

Professora da UCPel desde 2021, Júlia ficou sabendo sobre a ação voluntária por ser membro da Ebserh e foi selecionada para trabalhar na gestão administrativa do hospital, iniciando sua participação no dia 10 de abril.

Sendo o único de sua especialidade em um raio de 800km, o hospital público infantil enfrenta superlotação de leitos e alta demanda de seus funcionários. Por conta disso, além de deslocar profissionais, o projeto também enviou equipamentos hospitalares e mantimentos para o local. 

Segundo Júlia, a maior barreira para realizar o atendimento foi por conta das diferenças de cultura e linguagem que existiam entre os profissionais de saúde e os pacientes, mas com a ajuda de intérpretes e boa vontade conseguiram encontrar um meio termo. “É uma realidade completamente diferente da que a gente imagina. Foi um momento de perceber como as culturas são diferentes e começar a dar valor a algumas coisas que às vezes no dia a dia não percebemos”. 

Mesmo tendo trabalhado em hospitais durante a pandemia de Covid-19 nos últimos anos, a docente relata que ainda foi surpreendida quando chegou ao hospital. ”O que me chocou foi perceber as consequências da falta de atendimento médico que eles viveram nos últimos anos e como isso afetou a saúde deles. Me deixou triste ver a situação das crianças, desnutridas, sem acesso ao básico. Foi bem impactante”, lembra a médica.

Tendo retornado de seu voluntariado, a professora expressa a vontade de continuar participando de ações humanitárias e também o desejo de compartilhar suas experiências com seus alunos através de atividades em sala de aula ou em palestras.

Redação: Leticia Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *