Atuação em Unidade Básica de Saúde: experiência prática

Atendimento realizado na UBS Areal I.

A atuação em Unidade Básica de Saúde (UBS) desde o primeiro ano de atividades é um dos diferenciais do curso de Medicina da UCPel. Esses espaços, voltados ao atendimento básico de atenção à saúde, oportunizam ao aluno a experiência prática e o contato com os principais problemas enfrentados pelas comunidades e suas populações.

Em Pelotas, a UCPel administra seis UBS’s: Py Crespo, União de Bairros, Pestano, Fátima, Sanga Funda e Areal 1. Constantemente, a Universidade investe em melhorias que beneficiam a comunidade e ofereçem aos profissionais e estudantes que atuam nos locais condições adequadas de desenvolver um bom trabalho.

Consultório de atendimento da UBS União de Bairros

Unidades Básicas de Saúde: aprendendo com a prática

Atuação em Unidade Básica de Saúde possibilita ao acadêmico de medicina, por exemplo, acompanhar toda a gestação de pacientes e os primeiros anos de vida dos bebês. No sexto ano do curso, a aluna de Medicina, Mariana Motta, falou um pouco sobre a oportunidade que a fez ver a medicina de uma forma mais abrangente:

Atuação em Unidade Básica de Saúde: integração

A atuação em Unidades Básicas de Saúde ainda contribui para a integração dos estudantes e profissionais com a comunidade. Inegavelmente, este é um dos principais diferenciais da Católica como gestora de UBS’s. Essa união determina parte das atividades realizadas pela Universidade. Dessa forma, além das ações programáticas e previstas na Atenção Básica à Saúde, a UCPel promove inúmeros projetos sociais. Assim, a atuação vai ao encontro dos anseios da população. Nas Unidades Sanga Funda e Py Crespo, a voz da comunidade é ouvida através  do Conselho Local de Saúde.

No vídeo abaixo, o professor do curso de Medicina, Isaac de Lima, conta como a atuação do Conselho de Saúde dentro da Unidade contribui para a boa gestão do espaço.

Atuação em Unidade Básica de Saúde: diferencial

Um outro destaque das UBS’s administradas pela UCPel é o acolhimento. Através do processo, todas as pessoas que procuram as Unidades são ouvidas e, de acordo com a necessidade, recebem atendimento imediato ou são agendadas para outro dia. Na UBS Areal 1, esse modelo de atendimento transformou a realidade do local.

Como resultado, em 10 meses de administração 6341 pessoas foram atendidas, cerca de mil a mais que no ano anterior. Assim como em outras unidades administradas pela Católica, a UBS adota o modelo portas abertas, sem a necessidade de retirada de ficha para realização do atendimento.

“O maior desafio enquanto instituição é atender as demandas dos pacientes com qualidade. Também facilitar o acesso e garantir saúde para a população, além de construir vivências práticas aos acadêmicos”.

Coordenador do Núcleo de Saúde Coletiva da UCPel, Cayo Lopes

Vestibular

Atualmente, a UCPel é considerada a maior escola médica do Rio Grande do Sul e a cada processo seletivo são disponibilizadas mais de 150 vagas.

:: Conheça mais sobre a estrutura do curso de Medicina neste post.

Informações sobre o Vestibular podem ser acompanhadas no site vestibular.ucpel.edu.br ou através dos telefones 53. 2128.8269 ou 2128.8043.

Você está pronto para ser médico? Veja a resposta em nosso Quiz!