A atuação em Unidade Básica de Saúde (UBS) desde o primeiro ano de atividades é um dos diferenciais do curso de Medicina da UCPel. Esses espaços, voltados ao atendimento básico de atenção à saúde, oportunizam ao aluno a experiência prática e o contato com os principais problemas enfrentados pelas comunidades e suas populações.

Em Pelotas, a UCPel administra seis UBS’s: Py Crespo, União de Bairros, Pestano, Fátima, Sanga Funda e Areal 1. Constantemente, a Universidade investe em melhorias que beneficiam a comunidade e ofereçem aos profissionais e estudantes que atuam nos locais condições adequadas de desenvolver um bom trabalho.

Acadêmicas atendem paciente na UBS União de Bairros
Consultório de atendimento da UBS União de Bairros

Unidades Básicas de Saúde: aprendendo com a prática

Atuação em Unidade Básica de Saúde possibilita ao acadêmico de medicina, por exemplo, acompanhar toda a gestação de pacientes e os primeiros anos de vida dos bebês. No sexto ano do curso, a aluna de Medicina, Mariana Motta, falou um pouco sobre a oportunidade que a fez ver a medicina de uma forma mais abrangente:

Atuação em Unidade Básica de Saúde: integração

A atuação em Unidades Básicas de Saúde ainda contribui para a integração dos estudantes e profissionais com a comunidade. Inegavelmente, este é um dos principais diferenciais da Católica como gestora de UBS’s. Essa união determina parte das atividades realizadas pela Universidade. Dessa forma, além das ações programáticas e previstas na Atenção Básica à Saúde, a UCPel promove inúmeros projetos sociais. Assim, a atuação vai ao encontro dos anseios da população. Nas Unidades Sanga Funda e Py Crespo, a voz da comunidade é ouvida através  do Conselho Local de Saúde.

No vídeo abaixo, o professor do curso de Medicina, Isaac de Lima, conta como a atuação do Conselho de Saúde dentro da Unidade contribui para a boa gestão do espaço.

Atuação em Unidade Básica de Saúde: diferencial

Um outro destaque das UBS’s administradas pela UCPel é o acolhimento. Através do processo, todas as pessoas que procuram as Unidades são ouvidas e, de acordo com a necessidade, recebem atendimento imediato ou são agendadas para outro dia. Na UBS Areal 1, esse modelo de atendimento transformou a realidade do local.

Como resultado, em 10 meses de administração 6341 pessoas foram atendidas, cerca de mil a mais que no ano anterior. Assim como em outras unidades administradas pela Católica, a UBS adota o modelo portas abertas, sem a necessidade de retirada de ficha para realização do atendimento.

“O maior desafio enquanto instituição é atender as demandas dos pacientes com qualidade. Também facilitar o acesso e garantir saúde para a população, além de construir vivências práticas aos acadêmicos”.

Coordenador do Núcleo de Saúde Coletiva da UCPel, Cayo Lopes

Vestibular

Atualmente, a UCPel é considerada a maior escola médica do Rio Grande do Sul e a cada processo seletivo são disponibilizadas mais de 150 vagas.

:: Conheça mais sobre a estrutura do curso de Medicina neste post.

Informações sobre o Vestibular podem ser acompanhadas no sitevestibular.ucpel.edu.brou através dos telefones 53. 2128.8269 ou 2128.8043.

Você está pronto para ser médico? Veja a resposta em nosso Quiz!