Medicina

Conheça o curso de Medicina da UCPel

Estudante de Medicina em atuação na UTI Pediátrica.

Sonha em ser médico? Então, siga a leitura e conheça o curso de Medicina da UCPel! Aqui na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) levamos a prática muito a sério. Por isso, o curso de Medicina possui um hospital próprio voltado à atuação do estudante, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A Universidade também administra seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), espaços em que o aluno começa a atuar no atendimento de saúde prestado à comunidade; participa de consultas; faz visitas domiciliares, discute casos com colegas e professores.

O curso de Medicina da UCPel é um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Próximo a completar 60 anos, alia tradição na formação médica com a busca constante por inovação e utilização de novas tecnologias voltadas à saúde. Além da infraestrutura completa, a graduação da UCPel possui professor qualificados, com experiência em ensinar medicina ao mesmo tempo em que atendendo à comunidade. O currículo também foi totalmente reformulado.

Conheça neste vídeo um pouco mais sobre a rotina dos estudantes do curso de Medicina da UCPel. Saiba como foi a busca por uma graduação de qualidade e o que teve peso na escolha pela Universidade Católica de Pelotas.

Conheça como é o dia a dia do estudante na maior escola médica do estado

Diferenciais do curso de Medicina na UCPel

Desde o início do curso de Medicina na UCPel o estudante está inserido na comunidade, conhecendo e atuando nos serviços de saúde prestados nas áreas de atuação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Universidade. Portanto, o aluno aprende a trabalhar em equipes multidisciplinares.

Atendimento em Unidade Básica de Saúde

O curso ganhou nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), em uma escala com nota máxima de 5. Logo após a avaliação em 2017, a graduação também passou a contar com 180 novas vagas, tornando a UCPel a maior escola médica do Rio Grande do Sul. Entretanto, para manter a qualidade da formação e seus alunos, as turmas são divididas em módulos pequenos de no máximo 20 alunos. Em algumas atividades práticas esse número cai para 10 alunos, assistidos por dois professores ou mais.

:: Veja se você leva jeito para ser médico em nosso Quiz de Perfil

Laboratórios de aprendizado

Acadêmicos ganham experiência prática no Laboratório de Simulação Realística.

O curso de Medicina da UCPel também conta com espaços de aprendizados tecnológicos. Um deles é o Laboratório de Simulação Realística. Manequins informatizados e responsivos são utilizados no aprendizado do atendimento da Urgência e Emergência, ou seja, o laboratório é o espaço de treino às situações clínicas simuladas, muito próximas do que ocorre na realidade em um Pronto Socorro.

Outro laboratório que chama a atenção é o de anatomia. O tradicional espaço das faculdades de medicina, na UCPel ganhou novos ares com a aquisição da Mesa Sectra. O equipamento (considerado um grande tablet) é considerado o que tem de mais moderno no auxílio de visualizações de imagens diagnósticas para as ciências da saúde. Além desses dois novos espaço, o curso de Medicina conta ainda com laboratórios de Histologia, Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Anatomia, Patologia Microscópica e Macroscópica, Embriologia e Habilidades e Simulação.

Powered by Rock Convert

Maior laboratório

O Hospital Universitário São Francisco de Paula é considerado o maior laboratório de ensino da UCPel. O estudante tem acesso a todos os setores voltados à assistência à saúde e aprende atendendo a comunidade. Ao ingressar no internato, no quinto e no sexto ano, o aluno passa a integrar a equipe de trabalho do hospital e atua junto aos três níveis de atenção à saúde: prevenção, tratamento especializado e cirurgia e reabilitação.

Além dele, é no Campus da Saúde – Dr. Franklin Olivé Leite que ocorrem diversos tipo de atendimentos ambulatoriais. Da mesma forma, completa o cenário de atuação acadêmica a possibilidade de atuação nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), locais de reabilitação para pessoas que apresentam transtornos mentais. A UCPel atua no CAPS Escola e no CAPSI (Infantojuvenil).

Todos os locais em que são atendidos os pacientes, estão vinculados e prestam serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre o curso

Titulação: Médico

Duração do Curso: 6 anos

Carga Horária: 7914 horas

Turno de Funcionamento: Integral

Conceito no MEC: 4

Quer entrar na UCPel?

Sair da versão mobile