Quer saber mais sobre intercâmbio para estudantes de Medicina? Aqui na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) existe a possibilidade de fazer intercâmbio em mais de 20 instituições parceiras, tanto na Europa quanto na América Latina. Através do setor de Relações Internacionais, o estudante da Católica recebe todo o auxílio até o momento do embarque. Quer saber mais? Então segue lendo!

:: Conheça mais sobre o assunto no nosso Guia do Intercâmbio.

Realizar um intercâmbio é o sonho de muitos estudantes. Especialmente para graduandos do curso de Medicina, pois a experiência no exterior significa a oportunidade de estudar com pessoas de todo o mundo, aprender sobre um sistema de saúde diferente, ter aula com professores que dominem outras tecnologias e ainda qualificar o inglês técnico da área.

Conheça a experiência de Enio Mezzomo

Em primeiro lugar, conhecer como trabalham médicos em outros países, assim como funciona o atendimento de saúde em outro continente, foi um dos pontos mais importantes da experiência vivida pelo estudante do curso de Medicina da UCPel, Enio Mezzomo. Ou seja, juntamente com mais 15 colegas, também estudantes do curso de Medicina, Enio passou seis meses em intercâmbio na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Em segundo lugar, Enio conta que também chamou sua atenção durante a experiência a multiculturalidade dos moradores da Casa do Estudante. Da mesma forma, outro ponto positivo destacado pelo estudante foi a infraestrutura oferecida pela Faculdade de Medicina, localizada ao lado do Hospital, o que facilita o acesso dos estudantes.

“Por outro lado, nunca pensei que entender o português de Portugal fosse tão difícil. No início, eu e meus colegas não entendiamos quase nada. Eles têm as gírias e usam outras palavras para definir as mesmas coisas”.

Além do idioma, Enio explica as muitas diferenças existentes no ensino da medicina no Brasil e na Europa. Aqui, de acordo com o estudante, a prática começa já nos primeiros meses da faculdade. Por outro lado, lá ocorre somente no último ano do curso. Confira o relato no vídeo:

Estudante do curso de Medicina da UCPel, Enio Mezzomo, conta como foi sua experiência de intercâmbio em Portugal

Intercâmbio para estudantes de Medicina

Pelo menos três vezes ao ano, a UCPel lança edital para realização de intercâmbio voltado aos alunos de Medicina. Além de Portugal, é possível ir para a Espanha, México, Índia, Cuba, Uruguai, Colômbia e Paraguai. A Universidade ainda está em tratativa para criar parcerias com os Estados Unidos e Itália. Veja quais são as Universidades conveniadas:

• (Colômbia) Universidad Católica de Oriente – UCO / Rueda de Solidariedad
  • (Colômbia) Universidad Católica Popular de Risaralda / Rueda de Solidariedad
  • (Colômbia) Universidad de Caldas
  • (Cuba) Universidad de Ciego de Ávila
  • (Espanha) Universidad de Alicante
  • (Espanha) Universidad de Barcelona / COMUNG
  • (Espanha) Fundació Catalana per a la Recerca
  • (Espanha) Universidad de Huelva
  • (Espanha) Universitat Jaume I de Castellón
  • (Índia) St Aloysius College
  • (México) Universidad Francisca de México/ Rueda de Solidariedad
  • (Paraguai) Universidad Nacional de Misiones
  • (Portugal) Universidade Católica Portuguesa
  • (Portugal) Universidade da Beira Interior
  • (Portugal) Universidade de Coimbra
  • (Portugal) Instituto Politécnico de Bragança
  • (Uruguai) Universidade da República do Uruguay

Medicina na UCPel

Ainda não passou pra Medicina? Aqui na Universidade Católica de Pelotas, o acadêmico do curso de Medicina tem como diferencial a inserção, desde a primeira semana de aula, na prática médica, através do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. O estudante também vai atuar no Hospital São Francisco de Paula (HUSFP) e no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, além dos Laboratórios de Histologia, Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Anatomia, Patologia Microscópica e Macroscópica, Embriologia e Técnica Operatória e Cirurgia Experimental.

Você ainda pode conhecer mais sobre o nosso curso de Medicina aqui.  Quer testar seu conhecimento sobre a área? Então, acesse o nosso Quiz sobre o Corpo Humano!