No início de 2018, o Brasil já tinha mais de 452 mil médicos, sendo que cerca de 16 mil estavam ingressando no mercado de trabalho naquele ano. A expectativa é que, em 2024, mais de 28 mil saiam da faculdade, de acordo com dados do estudo Demografia Médica Brasileira, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Diante desse cenário, muitos ainda se perguntam se vale a pena fazer Medicina.

É normal ter dúvidas quanto à escolha de uma profissão, uma vez que existem tantas possibilidades. A questão é que a carreira médica pode envolver fatores mais complexos, que vão desde o custo e a duração do curso até a grande responsabilidade sobre a vida dos outros.

De qualquer forma, a área médica sempre atraiu inúmeros estudantes em busca de realização profissional e pessoal, mesmo com tantos desafios. Se você está em dúvida se vale a pena fazer Medicina, continue a leitura do post. Nele, explicamos as principais vantagens e desvantagens da profissão. Acompanhe!

Quais as vantagens de se fazer Medicina?

Obviamente, a escolha de um curso é bastante subjetiva. Porém, é importante considerar alguns fatores que podem influenciar a carreira por toda a vida. A seguir, veja as grandes vantagens de optar pela Medicina.

Satisfação em ajudar as pessoas

Essa costuma ser a maior motivação para aqueles que escolhem a Medicina. Poder ajudar as pessoas e salvar vidas é bastante compensador. A área sempre foi reconhecida pela grande responsabilidade na cura de doenças, vindo daí a construção do seu status e do seu valor social. Poucos profissionais podem se orgulhar de fazer tanta diferença na vida das pessoas.

Diversas possibilidades de carreira

A Medicina é uma área muito ampla, contendo 54 especialidades médicas reconhecidas pelo CFM (como pediatria, neurologia e ginecologia), além de outras tantas subespecialidades e áreas de atuação (como neurologia pediátrica, medicina de urgência e citopatologia). 

Sem contar que dá para atuar em hospitais, clínicas, consultórios; dar aulas; fazer pesquisas; ser o gestor de uma instituição de saúde e outras tantas opções. Ou seja, existe mercado e oportunidades para todos que desejam seguir carreira, de acordo com as aspirações profissionais de cada um. 

Carga horária flexível

O dia a dia de um médico nunca entra na mesmice. Isso porque ele pode atuar em diferentes locais, atendendo a pacientes de todos os tipos. E uma grande vantagem disso é a flexibilidade na rotina. É você quem faz sua carga horária, conciliando plantões e atendimentos com a vida pessoal. Dá para ajustar os rendimentos de acordo com a sua necessidade.

Bom retorno financeiro 

E por falar em rendimento, essa é uma grande vantagem da Medicina. A remuneração de um médico costuma ser bem mais alta se comparada a outras profissões, apesar de que isso varia bastante de acordo com a localização e a especialidade. Além do mais, existe muita oferta de trabalho. Dificilmente você ficará desempregado ou sem receber um bom salário.

E quais são as desvantagens?

Aqui também vale a mesma consideração anterior, pois tudo depende do ponto de vista de cada um. Mas podemos destacar as maiores desvantagens da Medicina a seguir.

Grande carga de trabalho

Apesar da possibilidade de horário flexível, a carga horária para um médico costuma ser alta, com grande volume de trabalho. É claro que isso não necessariamente é uma desvantagem para quem é apaixonado pela profissão. Mas pode ser difícil conciliar a Medicina com a vida pessoal e outras atividades, como estudos e congressos médicos. É preciso ter muita organização e equilíbrio para lidar com uma rotina tão atribulada.

Altas expectativas dos pacientes

Não só os pacientes, mas a família e a sociedade em geral sempre esperam muito de um médico. A cobrança surge na hora de oferecer um diagnóstico correto e um tratamento adequado e um bom atendimento, até a ética e a conduta profissional e pessoal. Ora, é compreensível que haja uma expectativa em relação aos médicos. O problema é que esses profissionais também erram, precisando lidar com toda a pressão emocional e psicológica.

Necessidade de atualização constante

O curso de Medicina é bastante concorrido nos vestibulares de todo o Brasil. Depois de conseguir a tão sonhada vaga, são seis anos de muito estudo e dedicação. Mas não para por aí. É possível falarmos que um médico será um estudante pela vida toda.

Afinal, com o fim da graduação, vêm residência médica, pós-graduações, cursos de especialização, mestrado, doutorado, congressos etc. Tudo isso é fundamental para o médico se manter atualizado e se destacar no mercado de trabalho. Ou seja, não se trata de uma desvantagem em si, mas é algo que pode exigir muito tempo e dinheiro e, por isso, deve ser bem pensado.

Então, vale a pena fazer Medicina?

Depois de ver as vantagens e desvantagens da área médica, é provável que você tenha ainda mais dúvidas. E isso é totalmente compreensível. Não dá para tomar uma decisão tão importante e afetar toda a sua vida em apenas um post. O ideal é pesquisar bastante, conversar com alguns médicos, acadêmicos e com seus familiares.

É sempre bom ouvir as pessoas, mas a decisão final deve depender bastante do seu perfil profissional e pessoal, suas motivações e ambições. De qualquer modo, a Medicina continua sendo uma profissão atraente, que se reinventa a todo momento e permanece atual, ainda que seja tão antiga. Todos os dias surgem inovações e tecnologias na área, que contribuem para a saúde das pessoas e deixam a atuação dos profissionais ainda mais interessante.

Portanto, pondere todos os prós e contras, pois só você vai poder decidir, realmente, se vale a pena fazer Medicina. Se essa for a sua escolha, não deixe que os desafios sejam maiores que as recompensas e vá atrás do seu sonho. Além disso, lembre-se de procurar uma instituição que ofereça infraestrutura de ponta, excelentes professores e todo o suporte necessário para sua formação. Conheça a UCPel e se surpreenda!

Gostou do post? Quer saber mais sobre como é a faculdade de Medicina? Então, entre em contato conosco para conhecer o nosso curso e tirar as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *