certificação mec

Antes mesmo de fazer a inscrição para o vestibular em uma Instituição de Ensino Superior (IES), você precisa se atentar a alguns critérios essenciais, como a qualidade do curso e a regularidade dele — isso é possível por meio da certificação MEC.

O MEC (Ministério da Educação) é o órgão responsável por avaliar todas as graduações oferecidas em faculdades, universidades e centros universitários brasileiros. Essa avaliação tem três etapas importantes: a autorização, o reconhecimento e o credenciamento. 

A escolha de uma graduação passa por questões pessoais e profissionais, mas também é de extrema importância garantir a validade do diploma para não ter problemas futuros. Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre a certificação do MEC, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é a certificação do MEC?

Antes de falarmos sobre o que é a certificação do MEC, também é importante entendermos a diferença entre faculdade, universidade e centro universitário, já que a avaliação pode variar entre essas instituições.

As faculdades são focadas em determinadas áreas do saber, oferecendo cursos específicos desses campos, como exatas, humanas, saúde etc. Enquanto as universidades e os centros universitários abrangem várias esferas do conhecimento, ou seja, é como se fossem várias faculdades dentro de uma única IES.

Outra diferença que será considerada pelos avaliadores do MEC é a questão da pesquisa. Nas universidades, a pesquisa científica é essencial para manter a qualidade do ensino, com isso, o estudante também é preparado para atender a comunidade ao seu redor, criando meios de melhorar as condições sociais e de saúde.

Já as faculdades, geralmente, são mais focadas para o mercado de trabalho. Contudo, isso não é regra e ambas podem traçar um perfil profissional de sucesso para seus estudantes.

Enfim, a certificação do MEC é uma maneira de manter a qualidade do ensino ofertado nos cursos de graduação, além disso, é ela que garante o funcionamento de uma IES. Ainda, sem a certificação, o diploma não é validado, assim, o aluno recebe apenas um certificado de participação em um curso livre.

Como funciona a certificação do MEC?

O credenciamento não acontece necessariamente na abertura de um curso, porém, uma autorização para tal ação deve ser concedida pelo órgão competente. Para que a avaliação seja realizada, a instituição deve solicitá-la assim que a primeira turma completar 50% da grade curricular proposta.

O reconhecimento é feito por uma comissão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) que, por sua vez, faz uma visita à faculdade, universidade ou centro universitário. Todos os elementos relacionados ao curso serão avaliados, entre eles:

  • o corpo docente;
  • a infraestrutura;
  • os laboratórios;
  • a biblioteca;
  • a grade curricular.

Após a visita, a banca define se a instituição precisa fazer alguma adequação, reconhecendo ou não se ela está apta a oferecer o curso de graduação. Caso a avaliação não aconteça antes da primeira turma finalizar os estudos e isso ocorra por atraso do próprio MEC, uma autorização prévia é concedida para que os estudantes não sejam prejudicados.

De que forma a certificação do MEC acontece?

A certificação acontece no início de cada curso e o ciclo de cada Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) é de três anos para faculdades e centros universitários e cinco anos para universidades, tempo estimado para que a instituição seja reavaliada. Essa periodicidade é necessária para manter a preocupação com a qualidade do ensino.

Os principais critérios avaliados estão relacionados com as instalações físicas, o desempenho dos estudantes e a percepção da banca do Inep. Entre eles está o Conceito Preliminar de Curso (CPC) — nota relacionada com a infraestrutura oferecida aos estudantes, com o corpo docente e administrativo e com os recursos didáticos. 

A nota varia entre 1 e 5 pontos, depois de calculado o IGC (Índice Geral de Cursos) para a instituição e o CI (Conceito Institucional), que é a nota indicada pela comissão responsável pela visita à instituição. Trata-se de dois conceitos de avaliação dos quais entre 3 e 5 é satisfatório e 1 e 2 são insatisfatórios, tendo um prazo para adequação que, caso não seja concluída, pode acarretar no fechamento do curso. 

A avaliação do MEC é um critério primordial nesse momento, mas também é bom fazer uma visita à instituição que pretende estudar. Uma questão importante é verificar se o local credenciado é o mesmo onde o curso é ofertado, caso isso não aconteça, procure saber se a oferta é à distância e se eles estão autorizados a isso.

Powered by Rock Convert

Qual a importância da certificação para a carreira?

O principal objetivo de uma formação acadêmica é a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos dentro de uma área de atuação, porém, sem o diploma, muitas profissões não podem ser exercidas. Nesse sentido, a falta da certificação acarreta no não reconhecimento do diploma, prejudicando a carreira do estudante.

Além disso, em concursos públicos, a certificação do MEC é essencial para que seu diploma seja aceito, assim como o mercado de trabalho valoriza essas questões. Ainda, no caso do mercado, há certa predileção por universidades bem avaliadas na hora de escolher um candidato para vagas em aberto.

Ainda, em graduações, como Medicina e Direito, a regularização diante dos órgãos de credenciamento do profissional, o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), exigem, além da formação na área, o reconhecimento do curso pelo MEC.

Logo, a certificação é importante para vários níveis de ensino, porém, na graduação esse é um critério indispensável para quem quer garantir uma boa posição no mercado de trabalho, bem como ter a garantia de uma formação de qualidade.

Para fazer essa consulta, o Ministério da Educação disponibiliza o e-MEC, em que todas as instituições cadastradas têm suas notas divulgadas. Enfim, para garantir a qualidade de uma formação superior, a instituição de ensino deve manter a capacidade e a nota satisfatória na certificação MEC.

Na UCPel, estamos sempre preocupados com o melhor para os nossos estudantes, por isso, nossos cursos são bem avaliados. Quer saber mais, entre em contato conosco, será um prazer conversar com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *