O curso de Medicina é sempre o mais concorrido, independentemente da instituição e da região em que você se encontra. E é sabido por todos o tamanho do esforço, seja de dedicação aos estudos, seja para reunir recursos financeiros, para conseguir ingressar e, posteriormente, se manter como estudante de Medicina. Além disso, é preciso saber como escolher a faculdade adequada.

Considerando esse imensurável empenho, não se pode negligenciar a hora da seleção da melhor faculdade de Medicina para prestar vestibular, já que a instituição desempenha grande influência na futura carreira profissional.

Pensando nisso, escrevemos este post, para ajudar os estudantes interessados em se formar médicos. Se você é um deles, acompanhe a leitura para conhecer as dicas que trouxemos e saiba como escolher faculdade de Medicina. Aproveite este conhecimento e tenha sucesso! 

Verifique se a instituição é reconhecida pelo MEC

como escolher faculdade

Para que o diploma de qualquer curso tenha validade e a profissão possa ser exercida regularmente em território nacional, ele precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Trata-se do órgão que tem a responsabilidade de organizar a educação do país. Portanto, nenhuma instituição pode exercer suas atividades se não seguir suas exigências.

Assim, para obter informação acerca daquelas que são regulamentadas pelo MEC, acesse o portal e-mec, que é uma plataforma criada para disponibilizar tudo sobre o ensino superior. Tendo encontrado a instituição lá, você estará assegurado de que terá um ensino de qualidade. 

Busque indicadores de qualidade

Após confirmar que a instituição está assegurada pelo MEC, nossa próxima sugestão é verificar a sua qualidade, que é medida por meio da nota que ela recebe na avaliação dos processos da faculdade. Desse modo, você pode fazer comparação entre as instituições de seu interesse para ver o quão preparadas elas estão para oferecer uma boa formação.

Ainda, por meio do acesso a essas notas, além de ter conhecimento do quanto a faculdade está preparada para oferecer um ensino de qualidade, você poderá checar o desempenho dos alunos e, consequentemente, se ela está colocando no mercado profissionais bem-preparados. 

Pesquise sobre a qualificação dos professores

Conhecer o corpo docente que será responsável por conduzir seu aprendizado é fundamental. Isso porque, eles terão uma bagagem grande de conhecimento que será compartilhado com você, assim, de certo modo, definirá o futuro seu profissional. 

Uma forma de conhecer a qualificação dos professores com os quais você terá contato é tendo acesso à lista do corpo docente do curso que você tem interesse — no caso, o de Medicina. 

Com os nomes em mãos, é só pesquisar facilmente o Lattes, em sites de busca — que relacionarão muitas de suas experiências em participação de cursos e publicações — ou nas redes sociais, como o LinkedIn, especialmente. 

Ainda, certamente, você não encontrará nenhuma dificuldade nisso. Havendo qualquer curiosidade, é possível também fazer contato com alguns deles, para trocar ideias sobre o curso! Essa já é uma boa oportunidade de você começar a montar suas conexões profissionais.

Acesse o conteúdo programático

Quando desejamos seguir uma carreira profissional, fazemos pelo gosto e afinidade na área. Mas pode acontecer do futuro estudante de graduação desconhecer a fundo as disciplinas com as quais terá contato no curso. Isso pode gerar frustrações, depois de ter se preparado tanto e passado no vestibular, por ter de estudar conteúdos pelos quais não se interessa e, o pior, encontrar dificuldade de compreensão.

Para que isso não aconteça com você, uma ação que não pode ser esquecida é analisar a grade curricular do curso. Conhecidas as disciplinas, considere, ainda, que elas podem ser compartilhadas por diferentes instituições. Então, como saber em qual delas ingressar? 

Pensando nisso, você pode avaliar, também, outros aspectos, como a flexibilidade da grade horária, a possibilidade de disciplinas optativas, a disponibilização de aulas práticas e a distância, entre outras coisas que fazem diferença para você.

Visite o campus e as instalações da faculdade 

A infraestrutura do local em que o estudante terá suas aulas faz toda a diferença na sua experiência de ensino-aprendizagem. A sugestão aqui é que você visite o campus para conhecer as instalações que estudantes utilizam e verificar se os ambientes bem higienizados, salas de aula climatizadas, bem-iluminadas e equipadas com recursos multimídia, se tem uma boa biblioteca, com um espaço convidativo para convivência. 

Isso é interessante para qualquer curso, em geral. Contudo, você, como futuro estudante de Medicina, tem ainda de observar a existência de laboratórios modernos e bem-equipados, que são imprescindíveis especialmente para os cursos das áreas da saúde.

Conheça os benefícios oferecidos aos alunos

como escolher faculdade

O investimento em educação particular já é bastante alto e acaba sendo ainda maior para o Curso de Medicina. Para que os estudantes que não têm condições de bancar esse sonho e não querem desistir dele por razões financeiras, existem os programas do governo para auxiliar no ingresso, como Sisu, Fies e Prouni

Sendo assim, verifique também se a instituição que você almeja é adepta a algum deles ou, ainda, se oferece outras formas de facilitar o ingresso do aluno.

Outro benefício a ser considerado, que ajuda tanto nos custos quanto no desenvolvimento do aprendizado, são os programas de iniciação científica. Por meio das pesquisas durante a graduação, o estudante tem a oportunidade de promover suas habilidades e, ainda, enriquecer seu currículo o mais cedo possível. Portanto, não deixe de conferir se a instituição oferece a chance de participar de algum programa desse tipo. 

Ainda, falando em abrilhantar o currículo: já pensou em estudar em outro país? Verifique se o intercâmbio é estimulado no local, por meio de convênio com instituições estrangeiras. Seria uma oportunidade e tanto! 

Por fim, seguindo todas essas sugestões de como escolher faculdade e sabendo o que deve ser avaliado antes de optar por uma instituição, você verá que a faculdade de Medicina da UCPel faz bonito em todos esses quesitos, logo, é uma excelente instituição. Somos considerados a maior Escola Médica do Rio Grande do Sul, com conceito 4 no MEC, e ofertamos 180 vagas todos os anos. Não deixe de considerar a avaliação dos nossos diferenciais.

Convidamos você a curtir a nossa página no Facebook para seguir acompanhando as nossas postagens e, assim, conhecer mais sobre a Universidade Católica de Pelotas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *