motivação para estudar

Manter-se motivado é uma das tarefas mais difíceis para quem está no caminho de prestar vestibular, principalmente para quem já não obteve sucesso uma ou mais vezes. Entretanto, esse não é o fim do mundo. Há muitos jovens que passam por frustrações ao não conseguir êxito em tais processos seletivos, mas vale saber que existem maneiras de conquistar a motivação para estudar e mantê-la por períodos prolongados de tempo.

Pensando no valor desse tema para quem prestará o vestibular, criamos este artigo, com 5 dicas exemplares para manter a motivação, que podem ser usadas tanto para os estudos quanto para outros contextos que exigem nosso empenho e dedicação. Preste atenção em todas elas e saia mais motivado após a leitura! Vamos lá?

1. Pense positivo e acredite na possibilidade de sucesso

Começamos o texto falando das pessoas com dificuldades em se manterem motivadas após terem tido a experiência de não serem aprovados em um processo de vestibular. Realmente, é um momento difícil, pois sempre há um grau de expectativa sobre uma prova com tamanha magnitude. Ao mesmo tempo, isso não é motivo para perder a esperança de um dia ser aprovado.

O vestibular conta com uma avaliação complexa para qualquer pessoa, exigindo muito preparo e tempo de dedicação aos estudos. Para os marinheiros de primeira viagem, isso se torna ainda mais complicado, já que não tiveram experiências similares anteriormente em seu processo de formação. A estrutura para o ensino superior é muito diferente das provas regulares do ensino médio, por exemplo.

Por conta desses motivos, não conseguir um grande sucesso nas primeiras tentativas não é motivo para desistência. Se o próprio aluno não acredita em si mesmo e nas possibilidades de crescimento, então, aí sim temos um problema, que pode realmente impedi-lo de avançar e se tornar um bom profissional. Logo, é essencial que o vestibulando confie nas suas potencialidades, pois só assim ele será capaz de enfrentar não só esse, como muitos outros desafios e obstáculos.

2. Defina metas e objetivos continuamente

Uma parte principal do processo de estudos para o vestibular é a do planejamento. Trata-se do primeiro passo, o que condicionará a qualidade do tempo dedicado aos estudos. Por meio de um gerenciamento de metas de curto e médio prazo, fica muito mais fácil avançar entre as grandes disciplinas, pois, dessa forma, sentimos que estamos conquistando vitórias ao entendermos de fato um conteúdo.

Sobre esse ponto, para adequar a sua forma individual de aprendizado, é possível fazer um planejamento de várias maneiras. O fundamental aqui é entender que não vale a pena se jogar em uma jornada de estudos tão longa sem ter algum tipo de plano desenhado. Para tanto, são disponibilizados, gratuitamente, aplicativos e outras ferramentas online, para ajudar você nesse sentido, caso prefira não criar um quadro com lápis e papel.

3. Cuide bem do seu tempo de descanso

Ainda existe uma noção equivocada de que o estudante que passa mais tempo na frente dos livros é aquele que se dará melhor no dia da prova. Isso é uma inverdade, além de possivelmente provocar períodos de estresse, que podem ser muito prejudiciais. Entenda que seu rendimento será diretamente proporcional ao tempo de descanso, seja ele feito em curtos ou longos períodos.

Uma estimativa média é a de que a cada uma hora de foco e concentração é importante parar um pouco, nem que seja para dar uma volta e respirar. O tempo dormido e o cuidado com a higiene do sono também é fundamental. Lembre-se de ter uma noite saudável como meta, adotando alguns comportamentos, como desligar luzes e outras fontes luminosas antes de se deitar.

4. Aprenda a lidar com a frustração

Sabemos que é importante cultivar o otimismo e a confiança em si mesmo. Mas devemos compreender que também é necessário aprender a lidar com nossas falhas e obstáculos no caminho. Quando pensamos apenas nas possibilidades de vitória, mostramos que somos pessoas despreparadas para lidar com o fracasso, que é algo natural e esperado para a vida de qualquer indivíduo.

Vivemos em uma cultura que busca promover as vitórias e esconder os fracassos de seus membros, criando a ilusão de que somos imunes a esses momentos. Perceba que o que estamos defendendo aqui não é a valorização de um pessimismo, mas sim queremos trazer uma dose de realidade para suas próprias expectativas. 

Logo, a noção de que se é infalível pode ser muito danosa para um indivíduo, pois ela cria a ilusão de que não ocorrerão falhas. Então, quando elas acontecem, o trauma pode ser ainda maior.

Powered by Rock Convert

5. Conte com a ajuda de um profissional caso necessário

Por fim, lembre-se sempre que ninguém está sozinho nessa jornada. É sempre bom conversar com professores, familiares ou amigos que você tem como referência sobre as dúvidas e dilemas que surgirem nos momentos de desânimo. Além disso, é possível também buscar a ajuda de um profissional qualificado para prestar assistência nesse momento.

Nesse caso, um psicólogo, provavelmente, é a melhor escolha. Nem sempre os amigos e familiares estarão prontos para dar a você o ponto de vista externo, honesto e, ao mesmo tempo, acolhedor que precisa no momento. Como bem se sabe, não é vergonha nenhuma recorrer a esse tipo de auxílio, mesmo para quem não tem problemas psicológicos “sérios”. 

Afinal, é possível, até mesmo, que você inicie uma jornada terapêutica muito mais ampla a partir desse primeiro ponto: que é a busca pelo ânimo na hora de estudar.

Se chegou até aqui você teve contato com dicas importantes, que servem para manter a motivação para estudar. Essa nem sempre é uma tarefa simples, mas ao nos aproximarmos dela com cuidado, vemos que tudo se torna mais possível, inclusive ser aprovado na universidade que deseja. O importante é se lembrar do planejamento para os estudos, cumprindo pouco a pouco suas metas, ao invés de encarar um processo seletivo como um grande e gigantesco problema.

No mais, lembre-se sempre do valor de cuidar da sua saúde, tanto do ponto de vista físico como do emocional. Ainda, é imprescindível reservar bastante tempo para o descanso, a fim de realmente render no período dedicado aos estudos. Caso sinta que está em uma situação mais séria nesse sentido, sempre vale a pena pedir a ajuda de alguém, seja de uma pessoa próxima ou mesmo de um profissional especializado em oferecer esse tipo de trabalho.

Gostou de nossas dicas para se manter motivado? Então, siga nossas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos de qualidade como esse! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *