medicina na usp

Ser médico é o sonho de inúmeros estudantes brasileiros. Por isso mesmo, o curso é um dos mais disputados nos vestibulares em todo o país, exigindo muito esforço e dedicação dos candidatos. Dentre todas as faculdades, o curso de Medicina na USP se destaca pela qualidade reconhecida e pelo prestígio acumulado internacionalmente ao longo de décadas de história.

No entanto, o curso e a universidade de modo geral sofrem há anos com problemas financeiros, falta de estrutura e até denúncias de violências contra a mulher e os calouros. Ainda assim, o vestibular da Fuvest, que dá acesso à USP, é um dos mais concorridos todos os anos.

Mas será possível fazer um curso com credibilidade, ensino de qualidade e uma estrutura de primeira linha em outra instituição? Neste post, apresentamos uma alternativa ao curso de Medicina na USP. Continue lendo e descubra!

Por que o curso de Medicina na USP é tão famoso?

Em 1912, foi fundada a Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, ainda como uma escola isolada. Somente em 1934, após o fim da Revolução Constitucionalista de 1932, ela foi incorporada à Universidade de São Paulo (USP), em conjunto com outras faculdades, e recebeu o nome de Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A partir daí, ela passou a ser mantida pelo governo estadual.

Atualmente, o curso de Medicina na USP é reconhecido pelo seu padrão de excelência e pela importância de suas pesquisas, estando entre o grupo das 100 melhores do mundo. Também é o curso mais concorrido do vestibular da Fuvest, sendo oferecido nos campi da capital paulista, de Bauru e de Ribeirão Preto.

Além da qualidade do ensino, outros motivos atraem os alunos para a USP. O primeiro deles é o fato de os cursos serem gratuitos. O custo de vida dentro do campus é relativamente baixo, com o almoço saindo a apenas R$ 1,90 no restaurante universitário, por exemplo. Ainda há outras opções de restaurantes e lanchonetes, bem como bancos, farmácias e outros serviços.

De fato, a vida de um “uspiano” acontece quase totalmente no campus, sobretudo para o curso de Medicina, que é integral. Dentro da universidade o estudante tem contato com inúmeras atividades culturais, como peças de teatro e shows musicais. Também pode realizar diferentes modalidades esportivas, cursos de línguas estrangeiras, enfim, ter uma vida estudantil completa.

No entanto, apesar de todas essas vantagens, o curso de Medicina na USP tem sofrido com a falta de recursos. Muitas pesquisas importantes na área médica estão paradas por não existir financiamento. A universidade em geral vem sendo prejudicada pela infraestrutura atrasada e pela queda dos investimentos.

Isso sem falar nos problemas relacionados à violência no campus, com um histórico de assaltos e agressões às mulheres e aos calouros durante os trotes.

Diante desse cenário – e desde a criação do Prouni e do Sisu e a expansão do Fies –, muitos estudantes têm preferido outras opções. No caso do curso de Medicina na USP, outras universidades públicas e privadas oferecem um ensino de excelência e uma boa infraestrutura, juntamente com uma maior qualidade de vida.

Qual é a alternativa ao curso da USP?

Poderíamos mencionar diversas universidades no país. Algumas são referência em pesquisa e ensino, mas são quase tão concorridas quanto a USP. Outras, por sua vez, têm uma disputa menos acirrada, mas não contam com uma boa estrutura. Por isso, agora queremos apresentar a você a UCPel.

O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas tem mais de 50 anos, sendo um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Ao longo de todos esses anos, vem investindo em novas tecnologias, que permitem o oferecimento de um ensino de qualidade e com uma infraestrutura moderna.

Powered by Rock Convert

Recentemente, a Medicina na UCPel foi avaliada com conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC), o que a coloca na elite da educação médica no Brasil. A instituição se destaca pelo foco na saúde coletiva, tendo um hospital próprio e sendo responsável por seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esses espaços são um grande diferencial, pois os alunos de Medicina já têm contato com a prática desde o primeiro ano do curso.

Além disso, a UCPel ainda conta com modernos laboratórios e um campus totalmente voltado para a área médica. Os alunos podem sair do curso e ingressar nos programas de mestrado e doutorado ou de residência médica, para uma formação ainda mais completa e especializada, que agrega muito valor ao currículo profissional.

Outra grande vantagem é morar em Pelotas, um município que oferece toda a rede de serviços de uma grande cidade, mas com o charme e a qualidade de vida do interior. Os estudantes podem ter o conforto e a tranquilidade necessários para uma ótima experiência durante todo o curso, sendo, inclusive, uma importante alternativa principalmente para os estudantes do estado de São Paulo e da região Sul do país.

Como estudar na UCPel?

Para ingressar no curso de Medicina na UCPel, é preciso prestar o vestibular da universidade, que acontece uma vez por ano. As inscrições iniciam em setembro e vão até novembro. O processo seletivo inclui uma prova objetiva com 50 questões e uma redação. Para se inscrever, basta acessar o site da UCPel.

Powered by Rock Convert

Os candidatos aprovados podem utilizar a nota do Enem para conseguir uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). É importante ficar de olho no calendário de inscrição do programa para não perder o prazo.

A Fundação Dom Antônio Zattera ainda concede percentual máximo de 25% de crédito ao longo do curso de Medicina, com ressarcimento do valor nos seis anos após a formatura. O edital costuma ser publicado todo mês de dezembro, sendo as inscrições realizadas em janeiro.

Outra alternativa é a linha de crédito estudantil em parceria com o Banrisul, que concede 50% de financiamento e pode ser solicitada a qualquer momento do curso, basta estar matriculado.

O fato é que Medicina na USP há muito tempo deixou de ser a única boa opção para se tornar um médico. Existem faculdades de qualidade no país, públicas e particulares, que oferecem excelentes oportunidades de ensino e desenvolvimento profissional, e o curso da UCPel é um bom exemplo disso. Vale a pena conhecer e se surpreender com uma instituição inovadora e capaz de formar grandes médicos.

Gostou de conhecer uma alternativa ao curso de Medicina na USP? Quer saber mais sobre a UCPel e se manter atualizado sobre todas as novidades da área? Então, curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma publicação!

Um comentário em “Conheça uma alternativa para o curso de Medicina na USP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *