matérias de medicina

Quem escolhe seguir a carreira médica geralmente se interessa pela rotina de um consultório ou hospital, atendendo a pacientes e lidando com os mais diversos casos clínicos. No entanto, antes de tudo é preciso passar por 6 anos de faculdade, além da residência médica, e estudar diferentes matérias da Medicina.

A questão é que muitos estudantes entram no curso sem fazer ideia de como será a graduação. Isso pode gerar algumas dificuldades e frustrações, comprometendo o rendimento nos estudos. O melhor é pesquisar um pouco e se informar sobre a grade curricular e conhecer as disciplinas.

De qualquer forma, quem opta em ser médico, certamente, faz uma ótima escolha, uma vez que a profissão oferece grande satisfação pessoal e profissional. No entanto, para que você já se familiarize com o curso, neste artigo mostramos quais são as principais matérias de Medicina. Acompanhe!

Anatomia

Nas aulas de anatomia, o estudante de Medicina vai estudar todas as estruturas do corpo humano, como órgãos e anexos. Participa de aulas teóricas em sala de aula e práticas e em laboratórios.

Para tanto, é necessário que a faculdade conte com uma boa infraestrutura, com modernos laboratórios. Neles, os alunos podem analisar peças de corpo inteiro, verificando tanto o sistema muscular quanto a circulação sanguínea. Também podem visualizar peças menores, em que são destacadas partes do organismo.

Além disso, os laboratórios de simulação realística permitem que os estudantes vejam estruturas em diferentes situações e casos clínicos, que podem ser resolvidos em ambiente virtual para estimular o raciocínio clínico desde os primeiros anos do curso.

Powered by Rock Convert

Biologia celular e molecular

A biologia celular é a parte que estuda a composição das células e suas funções no organismo. Essa disciplina é uma das bases do curso de Medicina e de outros da área da saúde, pois ajuda na compreensão de inúmeros eventos no corpo humano.

Já a biologia molecular reúne temas da microbiologia, da bioquímica e da genética para estudar as interações e o metabolismo dos organismos, como a divisão celular e as reações que permitem a replicação das estruturas orgânicas.

Histologia

Entre as matérias da Medicina, também podemos destacar a histologia como sendo uma das mais densas em conteúdo. Nessa disciplina, o aluno estuda a estrutura e a função dos tecidos, os conjuntos de células que formam os órgãos.

As aulas são divididas em teóricas, nas quais o aluno aprende as características de cada tipo de tecido e os órgãos a que pertencem. Já nas práticas, é possível visualizar essas estruturas a nível microscópico, permitindo acompanhar os mínimos detalhes.

Embriologia

Enquanto na biologia molecular o aluno compreende os processos reprodutivos em um nível micro, a embriologia foca em um nível macro. Isso porque ela explica todo o processo reprodutivo dos seres humanos, desde a fecundação, acompanhando a formação e o crescimento do feto, até os problemas que podem acontecer nesse desenvolvimento.

A embriologia é importante tanto para o entendimento da reprodução humana quanto das doenças que surgem nessa fase e continuam por toda a vida do indivíduo. Por isso, serve de base para diversas outras disciplinas mais específicas, como a ginecologia.

Imunologia

Já entrando em um campo mais específico da Medicina, a imunologia é a disciplina que estuda as estruturas e o funcionamento do sistema imune. Dessa forma, o estudante é apresentado aos principais mecanismos e barreiras de defesa do organismo, explicando como ele reage contra os mais diversos agentes externos.

Além disso, a matéria ainda introduz o aluno nas mais diferentes doenças que podem acometer o corpo humano, uma vez que explica como o sistema imunológico reage a elas. Assim, oferece uma visão geral sobre infecções, reações alérgicas, entre outros problemas relacionados à imunidade.

Patologia

A patologia é a matéria da Medicina que estuda as doenças propriamente e as suas consequências no organismo. Para tanto, relaciona os sintomas, o histórico clínico da pessoa e os resultados de exames laboratoriais, avaliando todas as condições que podem indicar uma anomalia ou problema de saúde.

Na disciplina, o estudante aprende a identificar as principais patologias que acometem o organismo, investigando as causas, a evolução e as implicações no estado de saúde de um paciente. Por meio de aulas práticas e teóricas, os alunos têm um contato mais próximo com a medicina diagnóstica e todos os seus conceitos.

Farmacologia

Em farmacologia, o estudante de Medicina tem o primeiro contato com os medicamentos, aprendendo sobre sua composição química e funções terapêuticas. Trata-se de uma disciplina muito importante, uma vez que já começa a introduzir o aluno no dia a dia clínico, ensinando como tratar as doenças corretamente.

Além das utilidades dos medicamentos, os alunos aprendem suas possíveis interações e efeitos colaterais, principalmente ao combinar fórmulas diferentes. Também aborda as diversas formas de tratamento e as diferenças entre moléculas semelhantes.

Traumatologia

Outra disciplina fundamental para os estudantes é a traumatologia, que estuda os diferentes traumas no sistema musculoesquelético. Dessa forma, ela apresenta ao aluno desde fraturas, lesões e deformidades, até infecções e inflamações nos músculos e nos ossos.

A traumatologia é uma matéria essencial para os estudantes de Medicina, uma vez que cuida do tratamento e da reabilitação de diversas urgências médicas. Outro aspecto da disciplina é o estudo das formas de tratamento, que vão desde a imobilização até a realização de procedimentos cirúrgicos. Assim, nas aulas teóricas e práticas o aluno pode assimilar a rotina de um hospital ao resolver diferentes casos clínicos.

Disciplinas que também poderíamos citar são a fisiologia, a parasitologia e a bioética em um nível mais básico. Já disciplinas como saúde do idoso e da mulher são vistas nos últimos anos, enquanto clínica cirúrgica e clínica médica são tidas em muitos semestres. O curso de Medicina inclui, ainda, o período de internato e, em alguns casos, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Powered by Rock Convert

É muito importante que o aluno tenha a compreensão dessas matérias de Medicina, pois elas serão fundamentais para o aprendizado das especialidades médicas nos ciclos mais avançados. Assim, antes de escolher uma universidade, avalie a grade curricular e a estrutura para as aulas práticas e teóricas para garantir uma aprendizagem de qualidade.

Gostou de ver quais são as principais matérias de Medicina? Quer saber mais sobre a grade curricular do curso? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *