Deseja saber qual profissão é perfeita para o seu futuro?

Se considerarmos que a saúde é o nosso bem mais precioso, não há quem duvide da tamanha importância do profissional médico. Ele é o único responsável por tratar e curar doenças, por meio de muito estudo e especialização na sua área de atuação.

Apesar de essa profissão ser amplamente desejada, seja pelo status, seja pelo gosto pelas ciências biológicas, entre outras coisas, a escolha por seguir a carreira exige bom senso, para avaliar com clareza e sensatez se você nasceu para ela. Afinal, você precisa ter certeza se o investimento a um dos cursos mais concorridos nos vestibulares vale a pena. Você sabe, exatamente, o que faz um médico?

Neste post, você terá a oportunidade de conhecer no que consiste o trabalho de um médico, tão essencial para a saúde humana, e como esse tipo de especialização é fortemente buscado no Brasil. Acompanhe o texto na íntegra para ficar por dentro desse assunto. Boa leitura!

O que faz um médico? 

Dentro do contexto abrangente de estudar a natureza e as causas das doenças e, posteriormente, tratá-las e curá-las, o trabalho do médico concentra os seguintes ramos de atuação. 

Atendimento em consultório, pronto-socorro e resgate

A atuação do médico em consultórios e pronto socorros é basicamente atender o paciente, ouvir suas queixas, diagnosticar o problema e indicar o tratamento ou a necessidade de cirurgia.

No consultório, o atendimento se dá por meio de hora marcada e individualmente, enquanto no pronto-socorro ele precisa estar à disposição para receber o paciente em estado de emergência, necessitando ser atendido imediatamente.

Já os médicos que atuam junto ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) devem ir ao encontro do paciente para prestar os devidos socorros, mediante ligação telefônica. É ele quem faz o primeiro atendimento e toma todas as providências até a pessoa ser encaminhada ao hospital, quando necessário.

Pesquisas científicas

Em decorrência do constante e rápido progresso da Medicina, com o surgimento de novas doenças e descobrimento de curas, a pesquisa científica é uma possibilidade interessante de atuação do médico.

A rotina do profissional muda bastante da tradicional, que é em clínicas e hospitais e atendendo pessoas. O médico pesquisador atua em laboratórios, realiza experimentos, estuda o comportamento das células e dos órgãos do corpo humano.

Realização de procedimentos cirúrgicos 

Além de diagnosticar e tratar doenças por meio de prescrição de medicamentos ou orientação sobre estilo de vida, existem os médicos que têm formação para realizar intervenções cirúrgicas no corpo humano. Dentro da cirurgia, também existem as especialidades, como a cardiovascular, do aparelho digestivo, de mãos, plástica, pediátrica, torácica, de cabeça e pescoço, do aparelho respiratório e cirurgia geral.

Outras formas de atuação

Além das formas de atuação citadas, tanto no setor público quanto no privado, ele ainda pode trabalhar em grandes empresas como médico do trabalho, clubes esportivos, centros de pesquisa e universidades. Outra relevante atuação desse profissional é em organizações não governamentais — as ONGs — e em empresas do terceiro setor, que são as de caráter públicosem fins lucrativos. 

Também pode participar em programas do governo, como o Médico sem Fronteiras e a Cruz Vermelha. E podemos ir ainda mais adiante: o médico tem a oportunidade de seguir a carreira militar, socorrendo os combatentes feridos, ou colaborar com investigações criminais, atuando como médico legista ou forense.

Quais são as especialidades médicas?

No Brasil, os cursos de Medicina são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, para se formar médico, o estudante precisa estudar, em média, 6 anos em uma faculdade reconhecida por esse órgão e, posteriormente, mais 2 anos de residência para ter uma especialização. A seguir, mostramos quais algumas das principais especialidades e as respectivas atividades que o profissional desempenha em cada uma delas. 

Cardiologia

o que faz um médico

O médico que se dedicou à especialização em cardiologia passa a ser responsável por realizar o diagnóstico e o tratamento das doenças que acometem o coração e outros componentes do sistema vascular.

Cirurgia geral

O profissional formado em cirurgia geral realiza procedimentos invasivos no corpo humano. Trata-se da especialidade que compreende cirurgia abdominal, videolaparoscópica e do trauma.

Dermatologia

É a área médica que estuda a pele e os seus anexos cutâneos (unhas, pelos, mucosas e cabelos), sendo responsável pelo diagnóstico e tratamento. A dermatologia abrange todos os processos fisiológicos e patológicos que envolvem a pele — desde simples infecções a reações autoimunes e inflamatórias, e tumores.

Geriatria

Trata-se da especialidade médica que foca no estudo, na prevenção e no tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas.O médico especialista que cuida da saúde dos idosos também é responsável por acompanhar o tratamento deles junto de outros especialistas. 

Ginecologia e obstetrícia 

O médico ginecologista e obstetra trata do sistema reprodutor feminino e das mulheres em processo da gestação, seja puerpério, gestação, pré e pós-parto.

Neurologia

Esta especialidade é a parte da Medicina responsável por diagnosticar e tratar os distúrbios do sistema nervoso: no cérebro, na medula, nos nervos e músculos.

Ortopedia

Este profissional estuda e trata as doenças do sistema osteomuscular, como a locomoção, o crescimento, as deformidades e as fraturas.

Pediatria

Especialidade da Medicina responsável pelo cuidado da saúde de crianças, adolescentes e pré-adolescentes. A atuação do médico abrange a cura, a prevenção e a pesquisa.

Psiquiatria

o que faz um médico

Área responsável pelo diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais e de comportamento. O profissional se dedica à prevenção, ao diagnóstico, ao tratamento e à reabilitação dos diferentes modos de manifestações.

Reumatologia

Médico destinado a cuidar das doenças dos tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos — não se restringindo ao tratamento de reumatismo.

Urologia

Área que trata dos problemas do sistema urinário e reprodutor masculino. Os médicos com especialização nessa área têm habilitação para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos.

Como você pôde ver ao longo deste artigo, o médico, por ele ter habilitação para diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes — podendo ser generalista, ou seja, atender todos os tipos de encaminhamentos da área da saúde, ou especializado em alguma atividade, ou função específica — tem uma forte função social de promover e trabalhar na manutenção da saúde das pessoas de forma geral. 

Certamente há muito o que se discorrer sobre a área da Medicina. Portanto, se você tiver alguma coisa para compartilhar conosco, deixe o seu comentário aqui no post. Teremos grande interesse em saber!

Ficou a fim de descobrir qual profissão você deve seguir no futuro? Clique AQUI e faça o nosso teste de orientação de carreira agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *